terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Avalon
Cyberespaço, Casa-Grande e Senzala.
Há algums pensadores do nosso país que ilustram a formação de nossa sociedade como algo polarizado; a Casa-Grande, o lugar dos que tem cultura, e a Senzala, o lugar dos que não tem cultura e que sofrem de mazelas, como discriminação ou exclusão, por falta desta. Particularmente eu concordo com esta sugestão.

A massa que pertence a Senzala, com o tempo, inevitavelmente viria a pesar sobre toda a sociedade na forma de rebaixamento dos indices de desenvolvimento social. Isto acontece na forma de abarrotamento dos sistemas de educação/saude/segurança por uma massa não pagante de impostos, pois assim o cobertor orçamentário torna-se mais curto que o necessário, empurrando os sistemas para a beira da falência de qualidade ou efetividade, com todas as consequencias disto. Em suma; eles foram abandonados e um dia seu peso social se fez sentir. Essa eh a situação que vivemos hoje.

Pois bem, quero com isso argumentar que nós vivemos essa situação hoje, de quase desespero social, ou convulsão social como dizem algums, principalmente porque no passado havia muros, muros entre a Casa-Grande e a Senzala, que persistiram por séculos. Tais muros, estes são nossos inimigos mais que qualquer coisa. Tais muros persistem até hoje. Porque eles separam, e quando separam rebaixam uma parte da sociedade que fará peso na outra inevitavelmente.

Hoje há um terceiro ambiente, como sugere o titulo do tópico: o Cyberespaço. Na minha opinião este eh um ambiente que pode vir a fazer desabar estes muros, para isto eh necessário que o Cyberespaço seja utilizado para Mesclar nichos: mesclar nichos de excelencia com nichos deficientes dentro da sociedade, regional ou mundial. Isto eh uma força que atua no sentido de minimizar diferenças. Isto tem um grande impacto no psicologico das pessoas se considerarmos as implicações de natureza humana envolvidas; o receber, se beneficiar e fazer parte.

Este tópico eh destinado a explorar possibilidades quanto a utilização do Cyberespaço para Mesclar nichos e assim fazer cair os muros.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=21736&tid=2521400313968902289&kw=senzala

Nenhum comentário: