terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

BATE PAPO COM O POETA DAILOR VARELA



video


No dia 09 de fevereiro de 2008, às 11 da manhã o grupo Cidade das Palavras levou até ao Espaço Mario Covas, Dailor Varela, um personagem notável de São José dos Campos, para um bate-papo muito agradável.

Dailor Varela falou ao público presente de sua obra poética, com objetividade e humor, entremeando sua palestra sobre a Poesia de Vanguarda com interessantes e saborosos comentários a respeito de nossa gente e nossa cidade. Esboçando um quadro da evolução das formas poéticas (do romantismo à poesia de vanguarda) falou-nos dos expoentes da poesia de vanguarda no Brasil, fazendo um paralelo com a construção de sua própria obra poética.

Em um tempo relativamente curto, deu-nos uma visão bem ampla do assunto. Através de suas citações, além de reavivar nossa memória para um contexto cultural importante de nossa cidade (no qual ele tem um papel significativo), passou-nos um grande interesse pelo tema "Poesia de Vanguarda" e principalmente deixou bem marcado seu amor pela poesia (profundamente integrada à sua forma de viver).

Lembrando uma de suas reflexões durante a palestra (não com as mesmas palavras), "mesmo quando tenta "enxugar" sua poesia, ou mostrar a realidade do mundo em que vive através de um poema figurativo, o poeta sempre continua um romântico". E, o belíssimo poema dedicado ao seu filho Caio é um exemplo disso.

Maria Lúcia G. Martins


Nenhum comentário: